Curso Anual de Atuação2019-03-25T19:25:40+00:00

Project Description

Curso Anual de Interpretação para Cinema e TV

Anual de Atuação

Início do curso: 12 de março de 2019
Horários: 19h30 às 22h30
Aulas:  TER/QUI
Carga horária: 200 horas
Duração: 1 Ano letivo

Quero me inscrever

O curso mais completo de interpretação do Brasil.

A produção cinematográfica brasileira cresceu 30% de 2014 para cá, e resultados similares ocorreram nas TVs paga e aberta. Se somarmos a isso as webseries e os materiais publicitários, chegaremos a uma constatação inquestionável: o mercado de atuação está crescendo como nunca. Mas para ingressar nesse universo em expansão é necessário dedicação, convívio, paixão. E experiência, muita experiência. Por isso, a Hollywood Film Academy criou um curso anual destinado ao aprimoramento desse ofício tão peculiar e que exige tanta cumplicidade de quem o pratica.

  • Visão Geral
  • Metas de Aprendizagem
  • Metas de Desempenho
  • Técnica de atuação
  • Acting for television
  • Cinema como ofício
  • Voz e movimento
  • Técnica vocal – belting contemporâneo 
  • Discurso
  • Roteiros e textos
  • Improvisação
  • Edição
  • Acting as a business
  • Mapeamento da produção cinematográfica nacional
  • Estudo de cena
  • Combate em cena

1º SEMESTRE VISÃO GERAL

O primeiro semestre concentra-se em criar uma fundamentação no ofício de atuar, usando treinamento em técnicas enraizado no teatro, mas aplicável na arte cinematográfica. Estudantes participam de uma gama de aulas principais que os instigam a encontrar o ator dentro de si, enquanto simultaneamente treinam seu instrumento para fazer o tipo de trabalho técnico, emocional e físico necessário para o trabalho de Acting in Film. Desde o início nós acreditamos que os atores de cinema também se beneficiam imensamente do trabalho em frente a uma audiência viva, somado ao trabalho frente à câmera, treinando no primeiro semestre o que construirá para uma atuação ao vivo, no que posteriormente contribuíra para a maior compreensão da atuação para a câmera. O curso apresentará uma abordagem a partir de 138 temas iniciais listados, desenvolvidos ao longo dos encontros.

Metas de Aprendizagem

  • Explore e aprenda princípios da técnica

  • Aprenda o vocabulário da arte cinematográfica

  • Torne-se familiarizado com a logística da performance no set

  • Reconheça as diferenças entre atuar no cinema, no palco e um set de publicidade

  • Entenda como ‘decupar uma cena’ e analisar a personagem

  • Preceitos básicos de Gerenciamento de Carreira

Metas de Desempenho

  • Ensaie e grave cenas de filmes que serão analisadas e criticadas em aula

  • Decupe, analise, ensaie um monólogo específico e execute-o em frente à câmera e à uma plateia, ao vivo

  • Aprenda e domine noções básicas de como gerenciar sua própria carreira

SEMESTRE UM – AULAS

Na primeira parte do semestre, os estudantes começam à construir a fundação de seu ofício através de uma ampla gama de aulas que incorporam tanto o desempenho tradicional para a cena, bem como técnicas e conceitos de interpretação, aliadas a prática do set cinematográfico, publicitário e televisivo.

TÉCNICA DE ATUAÇÃO

Esta aula irá servir de introdução para várias técnicas bem conhecidas dos mestres e professores de atuação. As aulas irão começar com jogos básicos de atuação e aquecimento. Os estudantes irão primeiro explorar o universo de Konstantin Stanislavski, passando pelo conhecido ‘Método’. Após este primeiro contato, partiremos para os avanços históricos que se seguiram a partir desta importante referência, até os mais atualizados.

As aulas irão também incluir um breve histórico dos mestres, bem como sobre o desenvolvimento de suas técnicas. Os estudantes serão introduzidos à exercícios específicos, requisitados para trabalhá-los fora da classe e apresentá-los em aulas. Serão realizadas ‘Cenas Abertas’ e trabalhos com monólogos para iniciar a utilização dos diferentes conceitos aprendidos. Uma ‘apresentação final’ dos monólogos (ou trabalho de cena aberta) se realizará no fim do semestre.

ACTING FOR FILM I

Os princípios básicos da atuação traduzidos do palco para a tela, com habilidades que são específicas ao ofício da atuação para câmera. Enquanto a Academia de Cinema explorará com os estudantes as técnicas necessárias de atuação e os elementos que precisam ser aprendidos visando uma boa performance em geral, cada estudante irá ser introduzido para atuar para a câmera desde a primeira semana do programa. Os alunos aprendem o básico da atuação para cinema: calibrando performances baseado nos vários tipos de shots e ângulos, batendo marcas, continuidade física e emocional, força e imaginação nas escolhas de atuação.

Ao longo do ano, as aulas irão dedicar-se majoritariamente na aplicação das habilidades ensinadas quanto à interpretação e trabalho no set, especificamente.

Os ensinamentos de Andrew Knoll terão um impacto fundamental sobre o ofício do ator. Os alunos mergulharão profundamente nos mais atualizados conceitos e correntes de produção e de pensamento sobre o trabalho do ator contemporâneo, o que lhes permitirá uma introdução em conceitos como a emissão vocal e o discurso para criação de universos complexos e específicos; a fala como potência e geradora de universos específicos para habitar um papel de forma espontânea, a cada momento, bem como construir um arco de personagem que é distinto e inspirado por respostas do próprio ator.

ACTING FOR TELEVISION I

Há muitas maneiras de gravar uma performance. O objetivo deste curso será explorar as diferenças entre a gravação ‘film style’ (uma câmera) e o mundo do set multi-câmera. Aos alunos serão atribuídas cenas tanto de sitcoms quanto de telenovelas, que serão ensaiadas e encenadas ao longo de várias semanas, culminando em uma gravação multi-câmera, que será analisada pelo instrutor junto à classe.

CINEMA COMO OFÍCIO

Nestas séries de exercícios, os estudantes aprenderão por meio de exemplos aproximados da direção, produção, escrita de roteiro, etc., na perspectiva do ator, aprendendo o papel de todos os outros em um set de filmagem, aumentando drasticamente a capacidade do ator em colaborar com a equipe no set ao desenvolver performances dinâmicas.

VOZ E MOVIMENTO I

Em ambos, cinema e teatro, o objetivo do personagem é muitas vezes iluminado pela reprodução de fortes ações físicas. Em outras palavras, o que a personagem possui para dizer é bastante relacionado com o que ele pode verdadeiramente desejar. Movimento, em adição ao reforço corporal, postura e contribuição para a capacidade de um ator de relaxar, preparar-se para desempenhar um papel e concentrar-se em quebrar as inibições, assim como com a construção de espírito de conjunto e do auxílio das ferramentas necessárias para trazer profundidade à dimensão física de funções atribuídas a partir de textos dramáticos. Além disso, nesta classe, os alunos ganham novos insights sobre o poder de como cuidar e controlar suas vozes através de vários ressonadores e músculos o que lhes permite tocar em impulsos emocionais primordiais.

TÉCNICA VOCAL – BELTING CONTEMPORÂNEO

Belting é uma técnica vocal utilizada pelas grandes estrelas e tem como objetivo oferecer a alunos iniciantes/avançados uma preparação técnica vocal específica para o Teatro Musical, dando suporte para que estes possam se lançar no mercado deste gênero que a cada dia cresce mais em nosso país. Este curso é indicado também para aqueles que tenham interesse em desenvolver e se aprimorar em sua carreira como cantores solo.

DISCURSO

Uma extensão do trabalho vocal. O discurso foca na eliminação de acentos estrangeiros e dialetos regionais, pelo desenvolvimento de técnicas baseadas no Standard Brazilian Portuguese Speech. Usando o International Phonetical Alphabet (IPA), o ator aprende a corrigir os problemas de seu discurso habitual e preparar-se para o estudo do dialeto futuro. O resultado inclui maior facilidade, clareza e expressão com o texto, ampliando sua habilidade para trabalhar com uma gama maior de papéis.

ROTEIROS E TEXTOS

Referências textuais e roteiros serão estudados com leitura e análise de ícones da contemporaneidade: Martin Crimp, Herta Muller, David Harrower, Jon Fosse, Harold Pinter, quanto de clássicos como Tenesse Williams e Eugene O’Neill.

IMPROVISAÇÃO

A habilidade para improvisar nunca deve ser subestimada na atuação, especialmente para a câmera, quando há pouco estudo. Seja em comédia ou drama, os atores improvisam bem quando estão totalmente engajados, ouvindo seus parceiros, e liberando suas inibições sobre a falha. Através dos jogos e exercícios, os alunos aprendem como deixar sua imaginação correr livre, como ter uma boa troca com os outros, e como viver ‘no momento’ – livres para antecipar e planejar o que virá a seguir.

EDIÇÃO

Além de fornecer aos alunos as ferramentas básicas para editar seu próprio reel, também ensinamos as noções básicas de edição de um filme narrativo, desde filmes que são rodados inteiramente fora de sequência e cenas que devem fluir quando são gravados em diárias, às vezes com semanas de intervalo. Acreditamos que um ator não pode compreender plenamente o conceito crítico de continuidade física e emocional a menos que tenham uma compreensão básica do processo de edição de filmes.

ACTING AS A BUSINESS I

Nestas aulas, os atores terão uma visão mais ampliada sobre como vender-se como ator, entendendo seu ofício como uma profissão que requer análise, planejamento e desenvolvimento de suas aptidões para que sua carreira possa avançar sem serem surpreendidos por percalços.

MAPEAMENTO DA PRODUÇÃO CINEMATOGRÁFICA NACIONAL

Nestes encontros, apresentaremos referências sobre os principais nomes do Cinema Brasileiro Contemporâneo, bem como seus principais ícones referenciais – do Cinema Novo à Contemporaneidade.

SEGUNDO SEMESTRE – VISÃO GERAL

No segundo semestre, as aulas básicas continuam com os estudantes tendo foco intensificado em aplicar as técnicas aprendidas em trabalhos de cena mais elaborados, em exercícios de câmera e film shoots – todos concebidos para desenvolver e aprimorar suas habilidades de atuação para tela. Todos os alunos realizam gravações de filme ou vídeo, muitas vezes criados em

parcerias entre alunos e instrutores. Além disso, é dada uma variedade de aulas, a fim de ampliar o conhecimento do aluno em técnicas de atuação, no mercado e nos variados ofícios cinematográficos.

O curso continua com a abordagem dos 138 temas para ampliação do repertório de atuação.

O segundo semestre apresenta exibições públicas dos trabalhos dos estudantes, em uma triagem de suas produções cinematográficas, e culmina com a realização de esquetes, após um período de preparação e imersão.

Metas de Aprendizagem

  • Aprender a trabalhar com diretores e variados estilos num set de filmagem ao vivo

  • Adquirir conhecimento das diferenças entre demandas para o ator sobre a produção em filme, em televisão e em campanhas publicitárias

  • Aprender como preparar-se para audições

  • Entender o ofício do trabalho de atuação como um bussiness a ser gerenciado

Metas de Desempenho

  • Cenas performáticas e workshops com exercícios desenvolvidos e ensaiados através de instruções do orientador

  • Desenvolvimento, estudo e performance em uma cena de filme realizada completamente em estúdio ou locação

  • Decupar, analisar, estudar cenas de palco e atuar nestas cenas para uma audiência convidada

  • Imersão em pesquisa e desenvolvimento de Personagem;

  • Gravação de Esquetes

SEMESTRE DOIS – AULAS

ACTING FOR FILM II

No segundo semestre, os estudantes irão assimilar uma gama de exigências altamente técnicas de atuação físicas, vocais e psicológicas para a análise, ensaio a marcação das cenas a serem filmadas no estúdio ou locação. Estas cenas serão logadas e editadas. Elas serão assistidas por uma audiência convidada de colegas de classe, técnicos, família e amigos. Todos os estudantes serão requisitados a trabalhar em outras categorias da equipe. Críticas focarão na técnica de calibrar energia para vários shot sizes bem como sobre a resistência, a imaginação e as escolhas em que atuam.

ESTUDO DE CENA

Os estudantes usarão as técnicas que aprenderam no primeiro semestre na aula de TÉCNICA DE ATUAÇÃO para decupar as cenas com ‘Beats’ (isto é, momentos de transições emocionais) e depois atribuir ações específicas psicológicas, ações físicas e obstáculos a cada beat. Eles incorporarão diversas técnicas de atuação incluindo o Sistema Stanislavsky – construir um compreensivo roteiro de marcações, incluindo: longa biografia de personagem, descrição do arco dramático, bem como impactos ambientais do objetivo global da personagem. Quanto ao seu método, bem como aos avanços desenvolvidos pelo instrutor: Personagens como forças vetoriais e uma comunicação mais efetiva afim do objetivo mais potente: catapultar o imaginário da audiência na busca por experiências com altíssimo grau de originalidade.

HFA LABS . ONE YEAR ACTING + FILMMAKER PROGRAMS

Os alunos desenvolverão cenas curtas que serão produzidas pela classe do 1 Year Filmmaker Program com a supervisão do corpo docente e funcionários. Trata-se de um dia inteiro da produção de cada filme, uma excelente oportunidade dos estudantes obterem mais experiência atuando nos projetos. As cenas completas podem também fornecer material para o reel pessoal dos atores, e funcionam como um preparatório para o trabalho final de conclusão de curso.

AUDITION TECHNIQUE

Acting é muito de ‘um negócio como ofício’. Somada à formação, atores de sucesso devem desenvolver fortes habilidades de marketing, a fim de construir uma carreira. Essas aulas se concentram em temas como sentir-se confortáveis em leituras, preparar um currículo, escolher um fotógrafo para seu head-shot, e desenvolver uma estratégia de carreira. Adicionalmente, atores terão a oportunidade de estar em testes ao vivo tanto em aula quanto em uma chamada para teste com diretores do 1 Year Filmmaker Program.

ACTING AS A BUSINESS II

Na continuidade das aulas, atores irão ter maiores avanços sobre como vender-se como ator, incluindo informações práticas sobre temas como a forma de encontrar um agente, como ir ao teste, conselhos sobre como se organizar e como avaliar seu potencial de atuação no mercado. Um consistente conjunto de orientações e aconselhamentos concretos sobre a forma de atuação na vida. O entendimento do ator como businessman entendendo seu ofício não só como Arte, mas também como um valioso produto de marca, um branding a ser gerenciado.

COMBATE EM CENA

Os estudantes aprendem como gravar de forma segura a violência para a tela. Elementos de várias artes marciais são empregados para criar sequências de lutas convincentes que mantém o ator a salvo de danos.

IMPROVISAÇÃO II

Com base nas habilidades de improvisação, os alunos agora vão para os mais avançados exercícios e estilos de improvisação. Aprendem a conectar cenas juntos e a construir um arco histórico completo, bem como desenvolver um personagem mais complexo e o relacionamento dentro da estrutura de improvisação. Neste meio de tempo, os estudantes realizam uma improvisação ao vivo para família e amigos. Por fim, os estudantes começam a explorar a transição do formato ao vivo para a tela.

VOZ E MOVIMENTO II

Os atores continuam com o trabalho de maior demanda física para performance. Elementos de movimento serão endereçados para trabalhos específicos que requerem caracterizações específicas com exatidão.

UM ANO – FINAL PERFORMANCE

Em adição a um detalhamento do trabalho do estudante em frente à câmera, os alunos performarão ao vivo as cenas analisadas durante o semestre nas variadas aulas de ACTING. Os alunos também terão um tempo adicional necessário comum fora da aula para ensaios em conjunto. O material escolhido pode contemplar várias das peças para palco bem como a partir de filmes contemporâneos. As cenas serão totalmente realizadas com adereços, figurinos, luz e efeitos sonoros, e serão exibidas em sessão especial para os colegas de classe, professores, funcionários e convidados. Esta performance é um excitante evento que permite aos estudantes mostrarem suas habilidades e celebrarem a finalização de seu ano de estudo.

David Barbosa

Diretor

Maricel Loris

Professora de Técnica Vocal

Junior Pereira

Diretor

Veronica Rodrigues

Diretor

Quero garantir minha vaga e receber a ementa completa